pedigree

O que é pedigree?

O pedigree é o registro genealógico de um cão de raça pura. Ele é atribuído aos filhotes de dois cães da mesma raça, que já possuem pedigree CBKC, pelo canil filiado à CBKC onde nasceram. No documento, consta o nome do cão, sua raça, nome do criador, do canil, dos pais, data de nascimento e os dados de sua árvore genealógica até a terceira geração, assim como informações dos antepassados e títulos dos cães.

.

Tenho um cão de raça pura sem pedigree e não tenho o documento dos pais. Como faço para emitir o registro inicial?

Se seu cão de raça pura não tem pais com pedigree, ele pode receber um primeiro registro que seria o Registro Inicial 9RI) ou o antigo Certificado de Pureza Racial (CPR). Você deve verificar com o Kennel Clube da sua região o agendamento para uma avaliação com árbitros da CBKC, que vão verificar se o seu animal está de acordo com o padrão da raça. Procure o Kennel Clube mais próximo de você. Porém, ele é diferente de um Pedigree genuino, uma vez que não aparecerá a árvore genealogica do cão até o terceiro grau.

Em quanto tempo meu pedigree fica pronto?

Depois da documentação ser entregue, junto com o comprovante de pagamento da taxa administrativa para emissão de pedigree, o Kennel Club tem até 40 dias para enviar o material à CBKC. Uma vez recebidos, a CBKC retorna o documento em até 30 dias.

Por que emitir o pedigree do meu cão?

O pedigree é o Registro Geral do seu cão, seu documento de identificação. Em termos cinófilos, é também uma ferramenta que a CBKC e demais confederações do sistema da Federation Cynologique Internationale - FCI disponibiliza aos criadores e proprietários para melhor conhecerem os ancestrais do cão, de forma a permitir um melhor planejamento da criação. 

Como emitir o pedigree do meu cão?

Filhotes cujos pais já tenham pedigree CBKC automaticamente já têm o direito a possuir o registro de raça pura. Munidos dessa informação, o proprietário deve se dirigir ao Kennel Club da sua região e dar entrada no pedido de registro. 

Como saber se meu cão tem pedigree?

Para saber se um cão tem pedigree, o proprietário deve checar se o canil onde obteve o cão está devidamente registrado na CBKC. Munido desta informação, ele deve levar a documentação até o Kennel Club da sua região e verificar a informação.

O que é pedigree limitado?

O novo Pedigree Limitado é documento restritivo, no tocante à possibilidade de reprodução do exemplar ou sua exibição em exposições caninas, no território nacional. Tal restrição não alcança a participação do exemplar em outras modalidades de atividades com cães, patrocinadas pela CBKC, exceto por motivos de saúde e/ou conformação incapacitante para a respectiva modalidade.

 

Destina-se ao impedimento de criação de exemplares que, por razões de saúde ou de eliminação relacionada ao padrão rácico, não possam ser considerados para a preservação e melhoramento da raça a que pertencem, sob a ótica do criador da CBKC, da Entidade Nacional Canina detentora perante a FCI do padrão oficial da raça, ou, pelo responsável pelo registro do exemplar, que o tenha obtido a qualquer título. O exemplar registrado com efeitos limitados deverá, obrigatoriamente, ser portador de microchip, devidamente constante de seu certificado de registro genealógico (pedigree).

A prole irregularmente advinda do exemplar portador do registro aqui especificado não poderá ser anotada nos Registros Genealógicos da CBKC, sob pena de nulidade. Não podendo, inclusive, uma vez detectada a fraude, ser objeto de exame para obtenção de Registro Inicial e suas consequências. A nulidade do ato não exclui outras sanções disciplinares pela autoria do ato irregular. 

A confecção do documento sob a modalidade limitada é de responsabilidade do criador. 

Quanto custo um Pedigree junto ao GCKC?

Apenas R$ 58,00 para filhotes até 90 dias!!!

Preciso ter Canil registrado para solicitar o pedigree de meus filhotes?

Não!! Caso você ainda não tenha canil registrado, você poderá registrar até três ninhadas em seu nome, independente de quem são os pais. A partir da quarta ninhada, você já considerado criador profissional e deverá ter afixo (canil) registrado.

17.01.2022

Fonte: Confederação Brasileira de Cinofilia.