(c) 2018 - Grande Cariri Kennel Clube - Todos os direitos reservados.

Fone: (88) 99706-5400 / 99966-9768 

O KENNEL

SOBRE NÓS

O KENNEL

O Grande Cariri Kennel Clube, anteriormente designado como Juazeiro Kennel Clube, é uma entidade cinófila eclética com 45 anos de existência. Fundado em 08 de junho de 1971 na cidade de Juazeiro do Norte-CE pelo Sr. Edval Vieira de Almeida, odontólogo juazeirense e criador da raça Cocker Spaniel Inglês. Seus contemporâneos dizem que era comum vê-lo passear nos finais de semana de carro com sua cadelinha ao lado da janela com suas longas orelhas abanadas pelo vento.

Hoje o GCKC, sigla atual do nosso clube, é o único no interior do Estado reconhecido e autorizado pela Confederação Brasileira de Cinofilia, entidade acional que possui sua sede na cidade do Rio de Janeiro, e também pela Federação Cinológica Internacional cuja sede é na Bélgica. Também é o único clube do interior do Ceará que, conforme Portaria do Ministério de Agricultura e Abastecimento, no que dispõe sobre registros genealógicos de caninos, por fazer parte do sistema CBKC/FCI, pode emitir o Registro Genealógico de Cães de Raça Pura (O Pedigree), documento este que é reconhecido oficialmente no Brasil e nos demais países do planeta.

" Dentre seus presidentes já figuraram pessoas regionalmente conhecidas, e também nacionalmente conhecidas no mundo cinófilo, como exemplo:

Dr. Edval, Dr. Gilberto Oliveira, Sr. Eugenio Pacelli, Mario Henrique Rocha, Dr. Fernando Marcelo, André Saretta, Ricardo Técio.

Possui atualmente sua diretoria composta por profissionais liberais da região caririense que, como hobby, também são criadores de cães das mais variadas raças, sendo hoje assim constituída para o biênio 2016 e 2017:

 crescimento da região, inevitavelmente, obrigou o clube a deixar os ares de municipalidade e rumar para a regionalização da Cinofilia local. Enquanto municipalizado foi, reconhecido de utilidade pública municipal em Juazeiro do Norte, Ceará, pela Lei Municipal de JN-CE Nº 532 de 15 de outubro de 1975. Atualmente o Grande Cariri Kennel Clube, ou simplesmente GCKC é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída por variados sócios sem distinção de sexo ou orientação sexual, raça, credo, cor ou classe social, domiciliados na Região do Grande Cariri cearense, assim composta de trinta e nove municípios; uma mesoregião conforme assim denomina o IBGE e Carta Geográfica, tendo sob sua Jurisdição Cinófila em nível nacional e internacional as cidades de:

 

Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Brejo Santo, Jardim, Nova Olinda, Santana do Cariri, Araripe, Cedro, Icó, Iguatu, Orós, Quixelô, Antonina do Norte, Cariús, Jucás, Tarráfas, Várzea Alegre, Baixio, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Umari, Assaré, Campos Sales, Potengi, Salitre, Altaneira, Caririaçu, Farias Brito, Grangeiro, Auróra, Barro, Mauriti, Porteiras, Abaiára, Jatí, Milagres e Penaforte.

 

O Clube, GCKC, tem como símbolo o desenho da face esquerda de um cão da raça Fila Brasileiro como homenagem à primeira raça brasileira reconhecida internacionalmente, e que é esculpida em contornos na cor azul real escuro, dentro de um círculo azul céu onde, abaixo da cabeça do fila, contém a sigla do clube também na cor azul real escuro sendo este círculo azul céu envolto por um anel azul médio de bordas amarelas com o nome do clube e datas de fundação também na cor amarelo claro. As duas cores do clube, azul e amarelo, são uma homenagem ao município de Juazeiro do Norte que concebeu, abrigou e deu nome à esta entidade cinófila por mais de 35 anos de existência e tem nessasduas cores a predominância da sua bandeira.